domingo, 27 de junho de 2010

II Sarau Filosófico da FCR

No último sábado, 26/06/2010, na Faculdade Católica de Rondônia aconteceu o II Sarau Filosófico.

Uma atividade muito importante além de divertida, que apresenta a Filosofia de uma forma mais descontraída e livre das formalidades acadêmicas.

Uma proposta muito interessante, que reúne apresentações artísticas como a apresentação do músico e compositor regional Bado (foto abaixo), que apresentou músicas próprias e de compositores como Chico Buarque e Gilberto Gil, que tinham tudo a ver com o momento. Mas, principalmente, com suas canções com temáticas regionais de uma preciosidade inestimável, o que mostra que o circuito alternativo de música brasileira tem uma qualidade que está muito distante das produções da indústria cultural midiática.

SarauFilosofico26062010-4

Claro, não poderia faltar a apresentação de temáticas filosóficas, afinal não seria um Saral Filosófico se não as tivessemos. Ficou sob minha responsabilidade apresentar uma pequena reflexão sobre a “Atualidade do Pensamento de Platão”. Um desafio e tanto, afinal o pensamento platônico já é complexo de compreender dentro de seu berço cultural/temporal imagina buscar transpô-lo para uma realidade tão distinta e distante tanto no tempo como no espaço como a Realidade Amazônida!!!

Desafio aceito, busquei comparar a preocupação que Platão expressa em seu texto “A República” com a Educação. Nesse texto compreende Platão ser a Educação o meio de transformar as crianças em cidadãos da pólis. Enquanto cidadãos da pólis, cada um tem condições de exercer suas tarefas pelo bem comum, pelo bem da coisa pública. Assim, o paralelo com os tempos atuais é: 1º o filósofo tem obrigação de pensar a Educação no momento histórico-cultural em que está inserido; 2º a preocupação pauta-se em transformar as nossas crianças, enquanto sujeitos da sua própria eduação, em cidadãos comprometidos com o bem público. Assim, temos a responsabilidade de pensar a Educação e suas relações na socidade em que estamos e, assim como Platão, propor medidas práticas para sua atuação. Abaixo, foto do momento em que eu apresenta essa pequena reflexão.

SarauFilosofico26062010-2O prof. Raimundo José apresenta sua relfexão sobre “A Atualidade do Pensamento de Aristóteles”. Seguindo uma linha próxima à minha, apresenta a preocupação de se tornar o conhecimento filosófico algo que transforme a sociedade a partir de nós mesmos. Abaixo foto do momento em que o prof. Raimundo José apresenta sua reflexão.

SarauFilosofico26062010-5

Enfim, foi um momento filosófico-cultural, com apresentações de mais músicas com o prof. Gustavo (esse não tenho fotos!!) e momentos ímpares de profunda reflexão filosófica.

Alem do encontro com amigos tão especiais como, na foto abaixo, os twitteiros @douglasvidal e @_celsogomes_.

SarauFilosofico26062010-1

Fotos de @douglasvidal do @unigalera

Nenhum comentário: