Faz um tempo já que tivemos o 1º Encontro de Twitteiros Culturais, mas vale a pena ver a reportagem que foi feita na época!!
Espaço ao qual dedicarei parte de minha produção intelectual. Seja em termos de pequenas resenhas, comentários e pensamentos próprios! É um espaço onde, também, divulgarei minhas pesquisas.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
domingo, 27 de junho de 2010
II Sarau Filosófico da FCR
No último sábado, 26/06/2010, na Faculdade Católica de Rondônia aconteceu o II Sarau Filosófico.
Uma atividade muito importante além de divertida, que apresenta a Filosofia de uma forma mais descontraída e livre das formalidades acadêmicas.
Uma proposta muito interessante, que reúne apresentações artísticas como a apresentação do músico e compositor regional Bado (foto abaixo), que apresentou músicas próprias e de compositores como Chico Buarque e Gilberto Gil, que tinham tudo a ver com o momento. Mas, principalmente, com suas canções com temáticas regionais de uma preciosidade inestimável, o que mostra que o circuito alternativo de música brasileira tem uma qualidade que está muito distante das produções da indústria cultural midiática.
Claro, não poderia faltar a apresentação de temáticas filosóficas, afinal não seria um Saral Filosófico se não as tivessemos. Ficou sob minha responsabilidade apresentar uma pequena reflexão sobre a “Atualidade do Pensamento de Platão”. Um desafio e tanto, afinal o pensamento platônico já é complexo de compreender dentro de seu berço cultural/temporal imagina buscar transpô-lo para uma realidade tão distinta e distante tanto no tempo como no espaço como a Realidade Amazônida!!!
Desafio aceito, busquei comparar a preocupação que Platão expressa em seu texto “A República” com a Educação. Nesse texto compreende Platão ser a Educação o meio de transformar as crianças em cidadãos da pólis. Enquanto cidadãos da pólis, cada um tem condições de exercer suas tarefas pelo bem comum, pelo bem da coisa pública. Assim, o paralelo com os tempos atuais é: 1º o filósofo tem obrigação de pensar a Educação no momento histórico-cultural em que está inserido; 2º a preocupação pauta-se em transformar as nossas crianças, enquanto sujeitos da sua própria eduação, em cidadãos comprometidos com o bem público. Assim, temos a responsabilidade de pensar a Educação e suas relações na socidade em que estamos e, assim como Platão, propor medidas práticas para sua atuação. Abaixo, foto do momento em que eu apresenta essa pequena reflexão.
O prof. Raimundo José apresenta sua relfexão sobre “A Atualidade do Pensamento de Aristóteles”. Seguindo uma linha próxima à minha, apresenta a preocupação de se tornar o conhecimento filosófico algo que transforme a sociedade a partir de nós mesmos. Abaixo foto do momento em que o prof. Raimundo José apresenta sua reflexão.
Enfim, foi um momento filosófico-cultural, com apresentações de mais músicas com o prof. Gustavo (esse não tenho fotos!!) e momentos ímpares de profunda reflexão filosófica.
Alem do encontro com amigos tão especiais como, na foto abaixo, os twitteiros @douglasvidal e @_celsogomes_.
Fotos de @douglasvidal do @unigalera
I Semana de Humanidades da UNIR
O Núcleo de Ciências Humanas (NCH) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a chamada de trabalhos para a I Semana de Humanidades 2010, prevista para ser realizada no período de 30 de agosto a 3 de setembro, e que terá como tema "A construção do sujeito contemporâneo: perspectivas para a Amazônia".
O objetivo do evento é congregar e divulgar o trabalho de pesquisadores (professores, técnicos administrativos e estudantes) do NCH e da comunidade científica em geral. Pretende-se reunir trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, das áreas de Ciências Sociais, História, Filosofia, Educação, Letras, Artes e áreas afins.
A I Semana de Humanidades prioriza trabalhos realizados na ótica da interdisciplinaridade, em que as especificidades de cada área ampliam seus olhares no diálogo com outras formas de saber.
Um dos GT’s propostos está na nossa linha de trabalho, i. e., a Epistemologia Genética. Pretendemos congregar pesquisas em Filosofia e Pedagogia com foco na teoria de Jean Piaget. A forma de apresentação será de comunicação oral e terá a publicação do artigo completo nos Anais da I Semana de Humanidades.
Caso tenhas pesquisas nas mais diversas áreas, principalmente, no nosso caso, na Epistemologia Genética, entre no site www.humanidades.unir.br baixe a ficha de inscrição de Comunicação Oral e submeta seu artigo para a Comissão Científica.
Aguardamos seu artigo!
Edufro recebe inscrições para consultores Ad-Hoc
A Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) está com inscrições abertas para candidatos de todas as áreas do conhecimento para o banco de consultores pareceristas ad hoc da editora.
Podem se inscrever docentes do quadro permanente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), colaboradores e também docentes de outras universidades ou instituto federal. É preciso que os docentes candidatos a pareceristas tenham titulação de doutor ou mestre e trabalhos relevantes na área em que solicitam inscrição.
A EDUFRO receberá solicitações de inscrição de consultores em fluxo contínuo por meio da ficha de inscrição, disponível para preenchimento on-line aqui. O consultor parecerista deve executar a avaliação de originais de livros para publicação por meio da atividade específica de análise editorial, técnica e metodológica.
Para atuar como consultor ad hoc da EDUFRO o avaliador assume o compromisso de seguir as regras, critérios e prioridades que envolvem cada processo de avaliação de originais de livros para publicação, de maneira a garantir a credibilidade e uniformidade no exercício de suas funções. Todos os pareceristas receberão, semestralmente, certificado de consultor ad hoc da editora.
Para mais informações acesse a chamada 02/2010 para consultores ad hoc da EDUFRO disponível aqui para download ou acesse www.edufro.unir.br
Fonte: www.unir.br