sábado, 1 de novembro de 2008

Kubuntu - Uma opção para Liberdade

Tenho utilizado já a algum tempo o sistema operacional Linux, em sua distribuição Ubuntu! Tem sido uma experiência muito interessante e tem me suprido em todas as necessidades de uso do computador, além de se mostrar muito, mas muito mais fácil de se utilizar do que imaginamos.

Um dos primeiros mitos que desabou - e como filósofo temos a função de compreender o mito, mas substituí-lo por uma explicação racional - foi o mito da dificuldade de se utilizar um sistema Linux. O Ubuntu, com o ambiente gráfico Gnome e o Kubuntu, que é a mesma distribuição mas com ambiente gráfico KDE, são muito fáceis de se usar e de se configurar. Não tive problemas com absolutamente nada em meu computador, tudo foi reconhecido automaticamente: som, vídeo, rede, wireless, touchepad (pois uso um notebook!!), enfim, tudo foi automaticamente reconhecido e estava pronto para uso logo após a instalação do sistema.

Num primeiro momento utilizei o Ubuntu, com ambiente gráfico Gnome. É interessante, leve e muit intuitivo. Contudo, por questão de pura estética preferi fazer a migração para o Kubuntu. Nisso vemos mais uma vez as vantagens da Liberdade que temos com o Software Livre, pois eu não precisei gastar com duas licenças só para experimentar dois ambientes gráficos de uma distribuição Linux. Simplesmente fiz o download e as instalei no meu micro. Sem custo e, vejam bem, sem que isso fosse pirataria, pois ambos Ubuntu e Kubuntu são Softwares Livres e gratuítos.

Não sinto falta de absolutamente nada do Windows, uso o OpenOffice, em sua versão brasileira chamada BROffice, como substituto da suite de aplicativos para escritório (editor de texto, planilha eletrônica e gerador de apresentações/slides), mas como tenho utilizado muito mais o sistema de composição em LaTeX até mesmo para gerar minhas apresentações não sinto a menor falta desses aplicativos.

Aqui uma imagem de minha atual área de trabalho no Kubuntu 8.10




Bem, é uma experiência que recomendo fortemente. Pois nos sentimos mais donos de nossas máquinas, pois o sistema operacional Linux considera que existe um usuário do outro lado e, por isso, não faz tudo sozinho e, muito menos, permite que sejam instaladas coisas automaticamente, mas há a necessidade de permissão para se fazer isso. Tais permissões são dadas pelo nível de usuário e somente o usuário Administrador é que pode fazer tais instalações. Quando entramos no sistema não entramos como Administrador e sim como um usuário comum, ou seja, sem muitos privilégios o que protege o sistema de virus e scripts maliciosos que se aproveitam das falhas, mas principalmente pelo fato de alguns sistemas operacionais terem como padrão a entrada já com o usuário Administrador o que permite que scritps automáticos executem tarefas que seriam restritas se fossem de outros níveis os usuários logados no sistema.

Usabilidade, segurança e liberdade sem um alto custo, e dependendo da distribuição, e a Ubuntu/Kubuntu é uma delas, é totalmente de graça. Essas são as vantagens de se utilizar não só o Sistema Operacional mas todos os outros sofwares em Código Aberto e Software Livre.

Um comentário:

Anônimo disse...

assim que se fala!! rsrs
bacana ver que esta tudo fluindo bem por ai
abs