sábado, 1 de novembro de 2008

As vezes acontece

Minha experiência com o Kubuntu tem sido muito interessante como mencionei em post anterior, contudo as vezes pequenos problemas acontecem. Ai é que temos outra grande vantagem do Software Livre: a comunidade.

Estava com o seguinte problema: após a inicialização do meu computador, minha tela dava algumas piscadelas chatas a intevá-los de 10 em 10s, algo realmente muito estranho. A configuração do monitor estava correta, tanto na resolução quanto na atualização do mesmo.

Bem, fiz contato com listas, foruns e no canal IRC #kde-brasil (pois no Kubuntu o ambiente gráfico é o KDE) o piacetini me deu a dica de um blog gringo que teria uma possível solução, pois problema semelhante acontecia ao ter ligados dois monitores simultaneamente. Bem a solução segue abaixo:
  1. Entrar em Configuração do Sistema;
  2. Selecionar a aba Avançado;
  3. Selecionar o Gerenciador de Serviços;
  4. Parar o serviço e desmarcar o 'check box' do Detecting RANDR (monitor) Changes;
  5. Aplicar;
  6. Salvar configuração.
Pronto, nada absurdo, mas claro que dependeu, principalmente, da ativa e muito competente comunidade de usuários do Kubuntu e do KDE. Normalmente com software proprietário, o qual vc tem que pagar por uma licença de uso e, também, pagar por suporte. Agora e se for uma cópia ilegal onde vc encontrará suporte para sanar problemas como esse?

Nenhum comentário: