sábado, 4 de outubro de 2008

XIII Encontro Nacional da ANPOF

Acontecerá de 6 à 10 de Outubro de 2008 o XIII Encontro Nacional da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia).

Durante o evento ocorrerão diversas atividades, desde mini-cursos à plenárias e eleição da nova diretoria da ANPOF.

Serão apresentadas mais de mil comunicações por professores e estudantes de pós-graduação em Filosofia de todo o país. Será uma semana de intensa produtividade acadêmica, como tem sido tradicionalmente nos encontros da ANPOF.

Apresentarei a comunicação intitulada: Contribuições da Epistemologia Genética à Teoria do Conhecimento, cujo resumo da mesma (que será publicado nos Anais do evento) posto abaixo.

Resumo:

Kant, na Crítica da Razão Pura, entende existir uma estrutura a priori subjacente ao sujeito epistêmico que possibilita o conhecimento. Piaget, a partir de experimentos em Psicologia e reflexões epistemológicas, também chega à conclusão, pondo-se de acordo com Kant, que o fenômeno é sempre mediado por uma forma que estrutura a experiência do sujeito epistêmico. Contudo, em Piaget, essa forma se constitui de sistemas de esquemas de ação (schèmes d'action, no original, em Francês). Esses sistemas de esquemas de ação medeiam então a singularidade de cada ação com a universalidade do Conhecimento. Segundo os dados psicológicos e as análises epistemológicas, temos ainda que esses sistemas de esquemas de ação se complexificam, e, assim, a estrutura necessária à apreensão dos fenômenos se constrói. O objetivo de nossa comunicação é analisar a herança kantiana na teoria de Jean Piaget e mostrar algumas contribuições da sua Epistemologia Genética ao debate atual em Teoria do Conhecimento; em particular que ela permite incorporar em sua reflexão dados atuais da Psicologia sem ainda se confundir com esta.

Durante o evento postarei minhas experiências e vivências nesse grande evento.

Nenhum comentário: