terça-feira, 29 de dezembro de 2009

2009: Crise?? Não, conquistas!!

Para muitos 2009 foi um ano de crise! Perda de dinheiro na especulação financeira imobiliária (ah, sim penso nos EUA, mas afetou o mundo inteiro!!!) e tantas outras coisas que afetaram a vida de todos no planeta.

Contudo, para mim o 2009 foi um ano de conquistas. E, inspirado no texto do Blog de meu amigo Marcos Souza, resolvi postar em forma de retrospectiva como foi mais de conquistas do que de crise o meu ano de 2009.

Em fevereiro defendo minha dissertação de mestrado intitulada: "O Esquema de Ação e a Constituição do Sujeito Epistêmico: Contribuições da Epistemologia Genética à Teoria do Conhecimento", diante de uma banca, digamos, "peso-pesado" com Dr. Ricardo P. Tassinari (orientador), Dr. Adrián Oscar Dongo Montoya e Dr. André Leclerc, que aprovaram meu trabalho e me encheram de desafios para continuar na pesquisa. Abaixo uma foto com a minha banca:



Final de março presto concurso para professor na Universidade Federal de Rondônia, passando em segundo lugar. O que me deixa extremamente feliz, afinal o concurso era para duas vagas. Pois bem, em 8 de julho sou nomeado no Diário Oficial da União e no dia 24 de Julho tomo posse, como podem ver na foto abaixo, onde estou assinando o termo de posse:



As conquistas só estão começando. Mudança para Porto Velho, aproximação a velhos amigos, como os professores Josenir L. Dettoni, Jovanir L. Dettoni, Rodrigo M. Martins e a profa. Lenir L. Dettoni além de conhecer vários professores da UNIR. E, claro, não poderia faltar falar de minhas turmas na Filosofia, no Direito, na Engenharia Elétrica e na Informática e da turma do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar.

Durante esse meu primeiro semestre em Porto Velho, auxiliei, a distância, na organização do I Colóquio Internacional de Psicologia e Epistemologia Genéticas: Atualidade da Obra de Jean Piaget. No qual participei, ministrando um minicurso com meu orientador e tendo mais uma conquista ao ver uma aluna apresentar comunicação, a qual fora escrita sob minha orientação. Parte do trabalho que realizei a distância foi a editoração gráfica dos Anais e do Caderno de Resumos e, para 2010 estamos trabalhando na organização do Livro que se originará das Mesas que tivemos. Abaixo uma foto com o Dr. Adrián e com a Dra. Alessandra, respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Organização do Colóquio:



Minhas atividades acadêmicas seguem, ministro uma palestra na 2ª Mostra de Trabalhos Acadêmicos: Repensando Nossa Humanidade do Instituto Metodista da Amazônia. Houve, também, a realização, da UNIR em parceria com a Faculdade Católica de Rondônia, da I Semana Acadêmica de Filosofia de Rondônia, onde, também, ministrei uma palestra sobre "Epistemologia Genética" minha área de pesquisa. Abaixo, uma foto dessa minha palestra na I Semana Acadêmica de Filosofia de Rondônia:



As conquistas não pararam por ai, além das atividades acadêmicas tive o privilégio de iniciar uma interação muito importante com a utilização do Twitter. Com essa ferramenta de microblogging, pude conhecer, primeiramente a Lounge e, logo em seguida uma porção de gente bacana que eu cometeria um pecado se tentasse mencionar a todos, pois com certeza esqueceria de alguem. Claro, já no início deste texto falei de Marcos Souza e da influência que ele teve na escrita do mesmo, ao qual devo, também, a publicação de dois artigos de divulgação filosófica em seu Jornal Eletrônico Rondônia Ao Vivo (sobre Construtivismo e sobre Kant e a Modernidade).

Mas, com toda a certeza, minhas maiores conquistas foram os amigos e amigas que fiz via Twitter. Na realização do II e II #Twittercontro e no @ETC_AC_RO o Encontro de Twitteiros Culturais realizado simultaneamente em Porto Velho e Rio Branco do qual, junto com o Marcos Souza, fui um dos debatedores, contudo o sucesso do evento, como podem ver nesse post, se deveu muito mais à participação ativa dos que lá estavam do que propriamente de nossas ponências. Abaixo eu e Marcos Souza no debate do ETC_PortoVelho:



Como podem ver, tive muitas conquistas em 2009 e com certeza começo um 2010 cheio de perspectivas. É certo que deixei muita coisa de fora desse pequeno relato. Perdoem-me se deixei de mencionar nomes ou se me esqueci de algum fato importante. Contudo, essas são pequenas lembranças que me fizeram uma pessoa muito feliz em meio ao caos que a crise internacional propagava no início de 2009.

Em vista desses e de muitos outros acontecimentos de minha vida em 2009 posso dizer que sou feliz e, muito mais ainda, por ter novos e verdadeiros amigos e por ter reencontrado antigas amizades que se fizeram muito presentes em minha vida. Além, claro, de uma última menção: Maria Leila de Marins Orquizas a razão maior de minha existência e mulher de minha vida, a quem amo e a quem dedico a felicidade toda de 2009 e a todas as conquistas que virão em 2010! E, como não poderia faltar, abaixo uma foto junto da razão de meu viver, no II Twittercontro:


4 comentários:

LeiLa Orquizas disse...

Pois é!! Sou testemunha de todo seu trabalho e conquistas!! Parabéns!! Vc merece!! Te amo!
Leila Orquizas

Daniel disse...

Confesso que foi interessante fazer o papel de cabo e conector nesse ano de 2009.
O ano também foi excelente pra mim e promete ser um bom e difícil ano em 2010.
Qualquer coisa estamos as ordens!
Abraços
Dancoc

Marcos Souza disse...

Um relato de retrospectiva muito bom. Eu vejo o grau de importância e a responsabilidade de ter um amigo tão culto. Mas adoro o seu lado "bagaceira" metaleiro também e essa dualidade do homem culto com o pop é que o torna um amigo tão querido. Eu me sinto honrado por me citar e estar na sua roda de amizade. Parabéns pelo ótimo texto. Sou seu fã, viu. Abraço.

João Marçal disse...

cara, que massa... conquistas são conquistas e isso ninguém tira de nós não é mesmo? espero que para 2010 a maior de todas as conquistas seja um filho...
feliz 2010 mano velho de porto velho.