Reproduzo, abaixo, carta do Rev. Francisco de Assis da Silva, que nos esclarece sobre o alcance das assinaturas na Petição On Line em prol dos Pequenos Agricultores de Ariquemes e agradece a todos nós que contribuimos lendo, assinando e divulgando essa petição, vale a pena a leitura, pois a vitória não foi completa, mas foi grande!
==== Carta do Rev. Francisco de Assis da Silva ====
Queridos Irmãos e queridas Irmãs
Estamos vivendo momentos de renovada esperança com os encaminhamentos feitos pelos líderes da Comunidade de pequenos agricultores da fazenda Urupema, Ariquemes, no estado de Rondônia.
Após um apelo de solidariedade feito pela IEAB através do nosso Primaz e Secretário Geral em nome das quase 250 pessoas da Fazenda, temos recebido ampla e irrestrita solidariedade da própria Igreja, dos organismos e movimentos ecumênicos, da sociedade civil organizada e de pessoas individualmente tanto no Brasil como no exterior.
A petição online alcançou até agora a cifra de 185 assinaturas. E esse instrumento alcançou instâncias governamentais e parlamentares criando as condições para se buscar a solução política e institucional para o grave problema criado a partir de uma decisão judicial de despejo lavrado por uma juíza de Ariquemes.
O FEBRASIL e FESUD foram solidários no apoio financeiro para as passagens da viagem de dois representantes da comunidade de Ariquemes a Brasilia, bem como na divulgação da petição online.
O apoio político da Senadora Marina Silva, de assessores do Ministério da Justiça bem como de militantes de Direitos Humanos foram fundamentais para os contatos com a Ouvidoria Agrária e com o INCRA. Conseguimos uma audiência extraordinária com o Presidente do INCRA à qual compareceram o Bispo Primaz da IEAB, D. Mauricio, o Rev. Hugo Sanches (Pároco anglicano em Ariquemes) e o Sr. Derli Cavalheira (representando a comunidade dos assentados).
De concreto conseguiu-se que o INCRA assumisse a negociação direta com as partes na busca de um acordo que viabilize a solução do problema sem necessidade de despejo das famílias. Na próxima semana haverá uma reunião entre as partes para a possível negociação de desapropriação da fazenda e a permanência das famílias ali estabelecidas há 13 anos.
Conforme os próprios representantes declararam após a audiência com o Dr. Rolf Hackbart, "estamos a um pequeno passo da solução".
Continuemos em oração para que definitivamente as famílias recebam a boa nova de não serem desalojadas e recebam finalamente a posse e propriedade definitiva da fazenda.
Em meu nome e no de nosso Primaz, bem como de nossos queridos irmãos e irmãs da fazenda Urupema, gostaria de agradecer o apoio e a solidariedade seja por palavra seja por ação concreta que a nós foi endereçada.
Pedimos que continuem divulgando a petição online e manteremos todos e todas informados dos próximos decisivos passos.
Não devemos nos dispersar, mas antes continuar apoiando esta causa.
Rev. Francisco de Assis da Silva
Secretário Geral da IEAB
2 comentários:
Vicente. Parabens pelo blog e fiquei contente em ver que estas colocado em Rodonia. Parabens brother, que Deus continue te abencoando meu amigo.
Grande abraco.
Vicente, obrigado por apoiar e ajudar a Campanha promovida pela Igreja. Um abração!
Postar um comentário