quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A Inteligência como Adaptação: Relação entre Acomodação e Assimilação*

Este artigo tem a finalidade de informar como a inteligência se constrói na criança segundo Jean Piaget, tendo em vista que sua preocupação central foi responder à questão de como se constrói o conhecimento. Piaget defende que a inteligência é um processo adaptativo e que a sua função é estruturar o universo, da mesma forma que o organismo estrutura o meio ambiente. Portanto o presente artigo descreverá o processo de adaptação e organização, assim como a assimilação, acomodação e equilibração tendo em vista chegar á conclusão de como o conhecimento é construído pela criança, para que com essa resposta possa auxiliar na compreensão do como a criança aprende. Jean Piaget, para explicar o desenvolvimento intelectual, partiu da ideia que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio e organizações do meio ambiente, sempre procurando manter um equilíbrio, ou seja, a organização é inseparável da adaptação, essa que por sua vez é a essência do funcionamento intelectual. A organização é a habilidade do individuo de integrar as suas estruturas prévias em sistemas coerentes. Entenderemos também que a assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias, e que a chamada acomodação é toda modificação dos esquemas de assimilação sob a influência de situações exteriores ao quais se aplicam. E que equilibração trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação. Este artigo tem o intuito de esclarecer sobre a questão de como o conhecimento é adquirido com base na teoria de Piaget, visando ajudar a entender a respeito de como a criança aprende, portanto os presentes escritos dirigem-se à atuais e futuros professores e a todos que se interessarem em saber sobre como se dá o desenvolvimento intelectual na criança.

* Resumo do trabalho escrito por Tathiane Ananias da Silva e Raphaele Afonso Angélico sob minha orientação, apresentado e publicado nos Anais do I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Atualidade da Obra de Jean Piaget.

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