terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Imagem e Representação

Indico, aqui, um texto muito bom para quem quer aprofundar sobre a temática da Imitação que tratamos anteriormente. É o livro Piaget: imagem mental e construção do conhecimento.



A sinópse do livro nos diz que:

A finalidade desta obra é estabelecer as relações entre a representação imagética, ou imagem mental (IM), e a construção do conhecimento na criança, ou seja, o papel da imagem mental na formação do conhecimento do mundo real, segundo a Psicologia e Epistemologia genética de Jean Piaget. A partir do percurso detalhado de toda a ampla e fecunda obra de Piaget, o autor contribui efetivamente ao expor, integral e ordenadamente, os fundamentos dos trabalhos que tem realizado, como pesquisas de diagnóstico e intervenção, com crianças marginalizadas, abrindo uma nova perspectiva para a reeducação de crianças com graves deficiências na formação das estruturas operatórias elementares, devido ao comprometimento no nível do pensamento representativo. Este livro interessa tanto do ponto de vista teórico como por suas implicações na prática psicopedagógica.
Fundamental para quem quer ter uma aproximação à teoria piagetiana, mas prefere um caminho mais suave que os próprios textos de Piaget.

Vale a leitura!