quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Desvio ético na academia

Após algum tempo de investigação e julgamento a USP condenou os professores do Instituto de Física (prefiro não citar nomes) por plágio.

Contudo, a condenação foi branda, pois a comissão de ética da USP considerou que o acontecimento não foi deliberado (apesar de ter ocorrido em dois artigos diferentes e os autores plagiados não são os mesmos!!!) ou ato de má fé! O comunicado da comissão diz: "Houve um desvio ético na redação dos mesmos por uma inaceitável falta de zelo na preparação dos artigos publicados" (cf. matéria on line da Folha de São Paulo).

Agora, sejamos francos! Se houvesse um maior rigor na formação dos profissionais, até mesmo de áreas das Ciências Naturais como a Física, punindo-se os alunos por esses desvios éticos acredito eu que não teríamos problemas como esse.

Mas é notório que não só plágio, mas como a compra de trabalhos acadêmicos (até mesmo os famosos TCC's), o que não configura plágio pois o trabalho pode ser, realmente, original, mas não feito por quem o entrega à banca examinadora, ocorre na realidade acadêmica brasileira. O que é uma vergonha.

Sou mestrando em Filosofia, defendo minha dissertação em Dez/2008, e o que já recebi de propostas para fazer trabalhos para outras pessoas não está escrito!! Desde simples resumos de obras, solicitadas como trabalho para disciplinas até mesmo a confecção de trabalhos inteiros de pesquisa. É vergonhoso!!

Temos, como membros da academia, que levantar nossas vozes e pensar uma maneira de coibir esse tipo de "desvio ético" já no início da vida acadêmica e não somente em casos extremos como esses!

Lutemos por ética na vida e não por uma vida pautada pelo famoso "jeitinho brasileiro"!

Nenhum comentário: